Vítima de Atividade Criminal – U-VISA

Conforme mencionamos em nossa última edição hoje abordaremos mais um tipo de visa que pode ajudar na sua legalização aqui nos Estádos Unidos. O VISTO U.

O status nonimmigrant de U é um visto de proteção, pois protege  às vítimas de  crimes que sofreram  abuso mental ou físico substancial  em decorrência desse crime e estão dispostas  a ajudar as  autoridades policiais  na investigação ou na repressão  desta atividade criminal.

Um dos regulamentos do Visto U  e que só podem se permitir a aprovação se for comprovado que o crime aconteceu  sob angustiante circunstância .

 É importante salientar que a  pessoa que cometeu o crime não tem de ser um cidadão Americano, e a vítima do crime não tem que ser de algum modo relacionado à pessoa que cometeu o crime.

Você pode ser beneficiário de  um   Visto U se:

  1. Você é  ou foi  vítima de um crime que ocorreu dentro do território americano
  2.  Você sofreu abuso físico ou mental substancial em conseqüência de  ter sido vítima deste crime.
  3.  Você tem  informação sobre a atividade criminal a qual você foi vítima. Se você for menor  de 16 anos  ou incapaz de fornecer a informação devido a uma inabilidade física ou  mental , o pai ou a pessoa responsável por você poderá oferecer informações sobre o crime em seu interesse

* *
USCIS emitiu os regulamentos de U Visas  em 2007, e o visto U tornou-se um visto válido em 17 de outubro de 2007. Junto com o Visto U o Visto T se tornou disponível para vítimas de tráfico sexual.
Mesmo que o processo de remoção( DEPORTACÃO )  esteja  em andamento, imigrantes indocumentados podem candidatar-se  ao Visto U de  proteção.

O visto U abrange uma ampla gama de crimes graves:

*Sequestro ,*
    Abuso Sexual 
*Violência doméstica
*Chantagem
*Cárcere Privado
*Mutilação Genital 
*Agressão fisica grave
    Agressão sexual
    Tortura
    Prostituição
*Refém
*Incesto
*Escravidão
*Rapto*
*Assassinato
*Obstrução da justiça
*Exploração sexual
*Perjúrio
…  E Outros crimes relacionados
*

A pessoa que cometeu o crime não tem de ser um cidadão dos EUA, e a vítima do crime não tem que ser de algum modo relacionada à pessoa que cometeu o crime.

Quais são os benefícios de um visto de U?
Os candidatos aprovadas cujas petições obtém três anos de estatuto jurídico temporário e a autorização de trabalho automático. No final deste período, a maioria dos titulares de vistos U será capaz de aplicar para o estatuto de residente permanente legal.
Os regulamentos  do VISA U permitem que os familiares diretos da vítima também se qualifiquem para o benefício.

Os regulamentos e requisitos  do Visto U são desconhecidos para muitos imigrantes e cidadãos dos EUA. Isso acontece porque o visto U é dado apenas para os imigrantes que tenham sido vítimas de um crime grave.

Nestes casos, detalhes sobre o crime, bem como a assistência necessária pela aplicação da lei podem ser fornecidas por  um dos pais, tutor ou familiar próximo ou amigo.

Como aplicar para um visto de U?

 imigrante que seja vítima de um dos crimes listados acima deve obter uma certificação de aplicação da lei federal, Estado, ou agência de execução da lei local ou a autoridade competente para a investigação e repressão do crime.Em muitos casos  relatórios de profissionais da Saúde ( Psicólogos, médicos, etc) é necessário para comprovar a extensão do dano físico/mental sofrido.

Depois de obter a certificação, o imigrante pode enviar  o formulário I-918, petição para U matricular status. A aplicação é grátis sendo necessário somente em  alguns casos o pagamento de exame biométrico.$85.00.

Mesmo que o processo de remoção esteja  em andamento, imigrantes sem documentos podem candidatar-se  ao visto U proteção.

Os  regulamentos só podem permitir que o  benefício deste visto possam  ser obtidos sob angustiante circunstâncias — Em muitos casos  relatórios de profissionais da Saúde é necessário para comprovar  a extensão do dano à saúde fisico/mental da vítima e de sua família.

Gostaríamos de salientar que a assistência de um advogado  esperiente e competente é primordial para  o bom resultado de sua aplicação.

Se você foi vítima  ou souber de alguém que foi vítima de algum dos crimes acima citados  procure um bom advogado e faça uso deste benefício que infelizmente só pode ser requerido mediante sofrimento comprovado físico ou mental, que não conseguirá apagar o abuso sofrido,  porém poderá melhorar  um pouco sua vida nos Estados Unidos.

Que Deus nos abençoe!

Por Katcha Moschitta
Total Help Group

Fonte : www.uscis.gov